segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

DICAS PARA UM ATIVISMO ONLINE EFETIVO

DICAS PARA UM ATIVISMO ONLINE EFETIVO

Dicas e ferramentas

Use sua voz para exigir mudanças nas situações pelas quais você se interessa. Quando as autoridades eleitas por seu voto recebem centenas de cartas, eles começam a prestar atenção. Quando o diretor de uma empresa recebe milhares de emails diretamente em sua caixa de mensagens, ele começa a agir. Se você envia um email à autoridade responsável por decisões que afetam sua vida, vota em uma eleição, mantém a limpeza na vizinhança onde mora, faz suas compras com consciência ou conversa com seus amigos e familiares sobre o meio ambiente, isso faz uma diferença. Use as ferramentas que lhe fornecemos para tornar mais fácil sua participação.

Carta, email, fax, abaixo-assinado ou telefonema?

Uma carta datilografada ou escrita à mão tem maior peso para qualquer pessoa que a receba. Cartas pessoais demonstram um conhecimento mais profundo e uma preocupação genuína, cartas de pessoas conhecidas podem ter um impacto especial. As cartas devem ser limitadas às situações que requerem uma resposta rápida. Além disso, em alguns países, o alto custo dos correios torna inadequado este tipo de correspondência. A maioria das mensagens do nosso site são enviadas por email. Os emails são rápidos e de baixo custo, adequados para uma ação rápida. Embora a correspondência eletrônica seja mais acessível e mais imediata, ela requer um nível de compromisso menor do remetente. Os destinatários, é claro, sabem disso quando lêem nossos emails. Por outro lado, a conveniência, sem mencionar o potencial de mobilizar centenas ou mesmo milhares de remetentes, torna o email uma ferramenta indispensável no arsenal dos ativistas. Nós também damos a oportunidade para que você personalize as mensagens que envia aos destinatários indicados. Isso aumenta consideravelmente o impacto da mensagem, pois uma linha de assunto personalizada e idéias individuais mostram à pessoa que recebe a mensagem que você entende do assunto e que está expressando suas preocupações pessoais. Para certos assuntos, ou em determinados casos, quando não podemos encontrar o endereço de email da pessoa que queremos influenciar, nós enviamos sua mensagem por fax. Usar o fax também tem a vantagem de ser um objeto físico em vez de virtual. Quando o destinatário recebe cópias impressas das mensagens de um grupo de ativistas, isso dá à campanha o impacto de um volume físico.Os abaixo-assinados são um meio tradicional de protesto público e uma ferramenta de campanha simples e de baixo custo. Um abaixo-assinado online pode ser apoiado por versões em outros formatos, para encorajar resultados melhores e a participação de países em que o acesso à Internet é limitado. As assinaturas podem ser reunidas e entregues à autoridade apropriada. Am alguns países, os abaixo-assinados foram usados com tanta freqüência que podem ter perdido impacto. Eles também podem ter um efeito limitado quando é necessária uma ação imediata pois, por natureza, demandam um alto volume. Algumas centenas de assinaturas em um documento não terão o mesmo efeito de algumas centenas de faxes personalizados, dependendo de quem é o responsável pelas decisões sobre a questão. Se você tem como obter um alto volume de participação, é possível criar um abaixo-assinado online que seja entregue diariamente, de modo que seja mais eficiente nos casos urgentes. Um telefonema mostra que você está preocupado o suficiente para gastar algum dinheiro, e se você puder de fato falar com a pessoa, uma conversa telefônica é uma oportunidade única de obter respostas. Quando é apropriado, nós também fazemos o possível para fornecer o número de telefone da pessoa a quem direcionamos a campanha, e você pode telefonar para saber que efeito teve sua mensagem.

Os emails realmente funcionam?

Sim, funcionam. Especialmente se eles forem enviados da forma correta! Quando nosso alvo for uma autoridade eleita, lembre-se que essa pessoa quer ser reeleita, e que ela sabe que essas mensagens, mesmo que enviadas por email, expressam a opinião de pessoas que participam do processo político por meio do voto. Autoridades muito ocupadas nem sempre têm tempo para ler emails, mas seus acessores (ou mesmo máquinas) analisam as mensagens recebidas para determinar quem escreveu cada uma (os eleitores contam mais que os não votantes), qual é o assunto e se o remetente é a favor ou contra. Em seguida, um relatório é preparado, indicando o número das pessoas a favor e contra a ação a que se referem os emails.
Este relatório finalmente vai para o chefe, ou assistente principal. Se for recebido um número suficiente de emails bem escritos, em geral a autoridade vai notar. Portanto, nossa opinião conta, especialmente se expressada em quantidade, mesmo que seja por email. Então não deixe de incluir suas idéias pessoais no seu email e encoraje outras pessoas a fazer o mesmo!

O que acontece se eu enviar um email e ele voltar?

Em geral isso acontece quando o nosso "alvo", como uma autoridade eleita ou o presidente de uma companhia, começa a receber muitos emails de assinantes do nosso movimento. Para evitar isso, eles mudam seus endereços eletrônicos e apagam o anterior, ou ainda simplesmente bloqueiam o recebimento de emails. Em casos não muito comuns, pode acontecer de nós fornecermos um email errado, mas certamente faremos o possível para corrigir o erro imediatamente. Nós fazemos uma manutenção constante dos endereços de email que temos, mas se suas mensagens voltarem por favor avise o Controle do Passaporte, em passport@wwfint.org Se você não estiver conseguindo enviar seus emails, nós podemos verificar o que está acontecendo e tentar encontrar um endereço alternativo ou, se for o caso de um email errado, removê-lo imediatamente.

Campanhas por email funcionam! Usando emails, o Passaporte Panda:

Ajudou a proibir a pesca com rede nas águas da costa noroeste da Nova Zelândia, para proteger o golfinho de Maui, em perigo de extinção. Interrompeu os planos de caça e extermínio dos tigres em Kelatan, no norte da Malásia, para acabar com os ataques desses animais selvagens.

Escreva uma carta de efeito

Cartas a autoridades eleitas

É importante dizer aos nossos representantes eleitos qual nossa posição sobre questões importantes. Nossa participação influencia no modo como essas pessoas criam e implementam as políticas sociais e ambientais. Emails, faxes e abaixo-assinados são boas ferramentas de comunicação, mas cartas pessoais são a forma mais eficiente e persuasiva de comunicar nossas opiniões.
1. Essas dicas o ajudarão a escrever uma carta de efeito: Seja breve. Limite a carta a uma página e a um assunto.

2. Identifique-se e deixe claro o assunto da carta. No primeiro parágrafo, diga quem você é e sobre o que você está escrevendo.

3. Concentre-se nos pontos principais. Escolha os três principais argumentos que apóiam sua opinião e então desenvolva-os de forma clara. Informação demais pode desviar a atenção da opinião que você quer expressar.

4. Escreva em tom pessoal. Diga à pessoa porque aquele assunto é importante para você e como você, sua família e sua comunidade serão afetados pelas decisões que ela tomar. Estabeleça uma conexão com essa pessoa, que foi eleita para representá-lo. Você votou nela? Você contribuiu na campanha para elegê-la?

5. Peça uma resposta. Inclua seu nome e endereço, tanto na carta como no envelope.

6. Confie no poder da sua voz. Seja polido e assuma uma posição firme. Seja confiante na sua compreensão do problema e lembre-se que aquela pessoa pode saber menos do que você sobre aquele determinado assunto. Não deixe de agradecer quando aquela autoridade tomar uma decisão que está de acordo com a sua posição.

Uma carta ao editor bem elaborada

A seção Cartas ao Editor, ou Cartas à Redação, publicada nos jornais é uma das mais lidas e atingem um grande público. Esta seção permite aos membros da comunidade fazer comentários sobre assuntos que estão sendo abordados pela mídia e que influenciam a escolha das matérias cobertas pelos jornais locais. As autoridades eleitas muitas vezes acompanham esta seção dos jornais e observam as opiniões expressas pelos eleitores. Como o espaço nos jornais é restrito, nem todas as cartas são publicadas, mas quanto mais cartas o jornal receber sobre um determinado tópico, mais provável é que pelo menos uma delas seja publicada.

Verifique a orientação que o seu jornal local fornece para quem quer escrever ao jornal e use essas dicas para escrever uma carta eficiente:

Seja breve e objetivo

A maioria dos jornais tem limites específicos de espaço e editam as cartas para que atendam esses limites. Uma carta concisa, abordando um único assunto, tem mais chances de que os pontos mais importantes sejam publicados e de capturar a atenção dos leitores.

Faça referências específicas

Embora alguns jornais publiquem cartas com comentários gerais, a maioria prefere cartas relacionadas a um artigo ou matéria específica.

Cite fatos e destaque os aspectos que ainda não foram abordados sobre o assunto em questão

Inclua suas informações para contato

Muitos jornais só publicam as cartas depois de verificar as informações de contato do remetente. Em geral a carta publicada influi o nome e a cidade do autor.

Digite sua carta e assine

Envie cartas aos jornais menores

A publicação da sua carta nos jornais menores é mais provável, e ela pode iniciar uma ação da comunidade local.
Muitas das dicas para ação de ativistas listadas acima são reproduzidas do site
http://www.sierraclub.org/, com a permissão do Sierra Club.

Nenhum comentário: